Logo

O Mundo Através Dos Meus Olhos

Fotografias por jovens Moçambicanos.

Projecto

O Mundo Através Dos Meus Olhos foi criado em 2003, com o fim de enriquecer a vida das crianças moçambicanas. A embaixada dos Estados Unidos em Maputo, Moçambique, ajudou a patrocinar a primeira fase do projecto, completada em Abril de 2004.

Na primeira fase, o objectivo principal de O Mundo Através dos Meus Olhos foi expor jovens moçambicanos à fotografia e avaliar os resultados por eles obtidos. Os participantes tiveram acesso a equipamento fotográfico e aprenderam fotografia básica. Os alunos produziram os seus próprios projectos fotográficos, e receberam um certificado do projecto, um álbum com dez das suas fotos, e um CD com os respectivos projectos. Para além do enriquecimento criativo, os participantes ganharam na fotografia um talento técnico útil e específico.

Esta primeira fase do projecto provou que a fotografia tem valor e interesse para os moçambicanos: a fotografia foi bem recebida não só por aqueles que participaram do projecto mas também por aqueles que visitaram as duas exposições em galerias. O "website" do projecto foi, igualmente, bem recebido. Muitas pessoas mencionaram a importância da fotografia em captar actividades diárias do moçambicano, a fim de guardá-las para futuras gerações e de compartilhá-las com outros povos. Este preservar e compartilhar de cultura é um dos grandes benefícios do projecto.

A longo prazo, o objectivo de O Mundo Através dos Meus Olhos é criar uma escola permanente de fotografia para os jovens moçambicanos. Actualmente, a fotografia não é ensinada no Instituto de Jornalismo de Moçambique. Menos de vinte pessoas por ano estudam no Centro de Formação de Fotógrafos, que é a única escola de fotografia no país. Há necessidade de mais oportunidades para se aprender fotografia, principalmente entre os jovens. A maioria das pessoas não dispõe de meios financeiros necessários para a compra de livros de fotografias, participar em exposições, ou, simplesmente, fazer foto experimental. A música, dança e pintura são as três formas de arte mais populares em Moçambique. A fotografia tem grande potencial para juntar-se a este grupo.

Participantes da primeira fase podem continuar na segunda fase se assim o desejarem, e outros jovens interessados serão seleccionados para juntar-se ao grupo. Ao longo do tempo, vários níveis de aprendizagem serão estabelecidos. Uma ideia nova é treinar os estudantes que têm estado com o projecto por algum tempo para que possam trabalhar como assistentes voluntários no ensino dos novos alunos. Eventualmente, os melhores assistentes poderão tornar-se funcionários permanentes no projecto.

Actualmente, o líder do projecto vive com sua família em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Ele está a promover o projecto, a procurar o necessário financiamento, enquanto investiga a possibilidade de colaborar com uma entidade não governamental nos Estados Unidos ou em Moçambique. O assistente do projecto encontra-se ainda em Chókwè a ensinar na escola primária e a estudar à noite, ao mesmo tempo que aprofunda os seus conhecimentos de computador. Os participantes continuam seus estudos regularmente e aguardam ansiosos pelo assistente de projecto, que este termine seus estudo de computador. A ideia é fazer com que as crianças continuem a trabalhar com ele aos fins de semana, a fim de mantê-las em contacto com os conhecimentos que foram adquiridos ao longo do curso.

O projecto necessita de fundos monetários para sobreviver e tornar-se na escola de fotografia que se pretende. Para ajudar, consulte a secção "Contacte-nos" ou visite a galeria de vendas. Outra forma de ajuda é comentar com amigos sobre nosso "site" ou para se informar sobre o seu trabalho. O nosso objectivo é reiniciar o projecto no princípio de 2005.

Photo - Project Page
©2004 - 2017 O Mundo Através Dos Meus Olhos
Website by Digital PDX